‘Saber MP’ é executado dentro da programação da Semana Acadêmica da Faculdade Serra do Carmo, em Palmas
A palestra do promotor de Justiça Adriano Zizza Romero, sobre a “A atuação do MP na Formalização dos Acordos de Não Persecução Penal (ANPPs)”, recebeu o maior número de inscrições no segundo dia da Semana Acadêmica do Curso de Direito da Fasec. Ao todo, 80 estudantes participaram.
A exposição do tema aos alunos faz parte do projeto “Saber MP – Democratizando o Conhecimento”, que foi criado no ano passado e tem como objetivo aproximar o Ministério Público da comunidade acadêmica.
A coordenadora de Pesquisa e Extensão do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional - Escola Superior do Ministério Público (Cesaf/ESMP), Seila Alves Pugas, agradeceu a parceria com a Fasec e deu boas-vindas aos estudantes, na abertura da palestra. “Que possamos sair daqui, hoje, com mais conhecimento e com um excelente aprendizado”, disse.
A coordenadora do curso de Direito, Karine Alves Gonçalves Mota, afirmou que a palestra foi muito produtiva e enriquecedora, proporcionando aos alunos uma experiência inédita, diferente do que é aprendido em sala de aula. “Aqui eles tiveram contato com a prática, a partir de exemplos reais, com situações que ocorrem no dia a dia. E isso é muito importante para o aprendizado”, disse.
O estudante Júlio César Sousa Silva, que cursa o 6º termo, falou que as explanações do promotor ajudaram a entender melhor os ANPPs. “A gente estuda durante as aulas, mas ter contato direto com quem formaliza os acordos é diferente e mais elucidativo. Aprendemos muito mais”.
Na palestra, Adriano Zizza expôs, detalhadamente, os aspectos jurídicos, o contexto do surgimento dos ANPPs no país e as vantagens desse tipo de acordo. “É bom para quem é o investigado, bom para o Ministério Público e também para o Poder Judiciário, porque ‘desafoga’ o sistema, retirando milhares de processos penais que demorariam anos para serem julgados”, afirmou. (Texto: João Pedrini/MPTO)