Correições nas promotorias de Justiça de Araguaína acontecem nesta terça e quarta
Com a presença da comunidade, foi realizada, nesta terça-feira, 23, a solenidade de abertura dos trabalhos de correição nas promotorias de Justiça de Araguaína. Promovida pela Corregedoria-Geral do Ministério Público do Tocantins (MPTO), a atividade prossegue até esta quarta, envolvendo as 14 promotorias locais.
A solenidade foi conduzida pelo corregedor-geral, Moacir Camargo de Oliveira, com auxílio dos promotores de Justiça assessores do corregedor-geral, Edson Azambuja e Thais Massilon Bezerra Cisi.
Também participaram os integrantes do MPTO, além do prefeito de Nova Olinda, Jesus Evaristo Cardoso; da presidente da Câmara Municipal de Aragominas, Eneilta Alves da Luz; representantes do Poder Judiciário, da Defensoria Pública, das polícias Civil e Penal e conselheiros tutelares.
Após o encerramento da solenidade, a Corregedoria-Geral se reuniu com os conselheiros tutelares, para dialogar e ouvir suas demandas.
Calendário
Dando prosseguimento ao cronograma de correições estabelecido para 2023, depois de Araguaína as correições ocorrerão na Promotoria de Justiça de Wanderlândia, na quinta-feira, 25.
Este ano, as atividades já aconteceram nas promotorias de Justiça de Araguaçu, Alvorada, Cristalândia, Miracema, Miranorte, no Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e no Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS).
Finalidade das correições
Conforme a Lei Orgânica do MPTO, as correições ordinárias têm como objetivo verificar a regularidade do serviço, a eficiência e a pontualidade dos membros, o cumprimento de suas obrigações, bem como a sua participação nas atividades da Promotoria de Justiça a que estão integrados e a sua contribuição para a execução de programas e projetos especiais.