MPTO expede recomendação para que Município adéque estrutura física de unidade de saúde responsável pelo atendimento de 25 mil pessoas na capital
O Ministério Público do Tocantins (MPTO) expediu recomendação ao Município de Palmas para que providencie a reforma da Unidade de Saúde da Família da quadra 603 Norte ou a construção de novo prédio para atender a população. A unidade é responsável pelo atendimento de cerca de 25 mil pessoas.
O procedimento é resultado da vistoria realizada na sexta-feira, 18, pelo promotor de Justiça Thiago Ribeiro, titular da 19ª Promotoria de Justiça da Capital, que constatou que a unidade de saúde continua funcionando de forma precária, pois está infestada de cupins e com mofo.
No documento, o promotor estipulou o prazo de 20 dias para apresentação de cronograma de obras.
Entenda
Esta foi a segunda inspeção no local. A primeira aconteceu no dia 3 de maio, quando a promotoria acionou o Município e obteve a resposta de que estava em andamento o processo de reforma das unidades de saúde da capital, no entanto, passados seis meses, a situação continua a mesma.
“Na primeira vistoria que fizemos, verificamos que o atendimento funcionava de forma extremamente insegura para os profissionais da saúde e população. O atendimento aos pacientes acontece em um prédio construído em 1999, que passou por uma pequena ampliação e quase nenhuma reforma ao longo de mais de duas décadas”, explica o promotor de Justiça.
Abrangência
A Unidade de Saúde da Família da Quadra 603 Norte atende também os moradores do Setor Água Fria, Setor Santo Amaro, Quadras 602, 603 e 604 Norte, Condomínio Norte 1 e Norte 2 e chácaras do entorno. (Shara Alves de Oliveira/MPTO)