Justiça acolhe pedido do MPTO e determina transferência de paciente que aguarda tratamento desde o dia 1º
O Ministério Público do Tocantins (MPTO) obteve na Justiça, na noite de domingo, 7, uma decisão que obriga o Estado a transferir para o Hospital Geral de Palmas (HGP) uma paciente que necessita se submeter a exame de ressonância magnética e à cirurgia de remoção de pedras localizadas em sua vesícula e no canal do fígado.
Conforme relatou o MPTO, desde o dia 1º, a paciente se encontra internada no Hospital de Referência de Porto Nacional (HRPN), sentindo fortes dores enquanto aguarda transferência para o HGP, única unidade hospitalar da rede pública com capacidade para realizar o seu tratamento.
Na decisão de domingo, foi determinado prazo de 48 horas para que se proceda a transferência da paciente, que passa a ser contado após a notificação do Estado. Nesta, a juíza Adalgiza Viana de Santana especifica que o secretário estadual da Saúde e o governador do Estado devem ser notificados imediatamente da decisão e da obrigação de comprovar o seu cumprimento.
A ação civil pública, que requer o tratamento para a paciente, foi proposta pelo promotor de Justiça Luiz Francisco de Oliveira. Ele relata que antes de acionar a Justiça, entrou em contato com a Secretaria Estadual da Saúde (SES) e com o HGP, mas não obteve resposta. O representante do MPTO ressalta que consta no laudo médico da paciente a necessidade de tratamento de urgência. (Flávio Herculano - Ascom MPTO)
Notícias Relacionadas
MPTO apura situação de ruas afetadas pelas chuvas em Porto Nacional
Em Porto Nacional, uso irregular de vagas de estacionamento em via pública é alvo de procedimento do MPTO
Problemas sociais de falta de transporte público são destacados em audiência realizada pelo MPTO em Porto Nacional
Ausência de transporte coletivo em Porto Nacional será discutida em Audiência Pública na próxima segunda
MPTO publica normativa sobre audiência pública que debaterá implantação do transporte coletivo em Porto Nacional
MPTO promove audiência pública para discutir viabilidade de implantação de sistema de transporte público em Porto Nacional