Ação de preservação de peixes em rios do Município de Arapoema tem participação do MPTO
Contribuindo com a preservação do bioma aquático, o Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da Promotoria de Justiça de Arapoema, participou da soltura de 20 mil peixes nos rios Araguaia e Jenipapo, nesta quarta-feira, 22.
A ação faz parte do projeto “Repovoamento Incentivado”, desenvolvido pela Associação de Voluntários de Arapoema, e apoiado pelo promotor de Justiça Caleb Melo, que destinou recursos oriundos de Acordos de Não Persecução Penal (ANPP), decorrentes de crimes ambientais, para aquisição dos filhotes de peixe.
A soltura dos filhotes de peixes das espécies pirarucu, caranha e matrinxã foi feita pelos estudantes da rede municipal de ensino, após participaram de uma palestra sobre conscientização ambiental. Na ocasião, também foram distribuídas, entre as crianças, mudas de árvores para reflorestamento.
Além do MPTO, são parceiros do projeto, que já viabilizou a soltura de mais de 150 mil peixes nos rios na região do Município de Arapoema, o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), o Corpo de Bombeiros, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), a Secretaria Municipal de Educação de Arapoema, o Grupo J. Demito (Caltins) e as fazendas 4X e São Paulo.