Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

Promotores do MPNujuri atuaram em 17 júris no mês de maio

Atualizado em 07/06/2022 17:51


Durante o mês de maio, integrantes do Núcleo do Tribunal do Júri (MPNujuri) do Ministério Público do Tocantins (MPTO) participaram de 17 sessões do Tribunal do Júri, distribuídas em sete comarcas.


Um dos casos complexos que foram julgados nesse período foi o assassinato de Antônio Alves de Sousa, em Ananás, em que as teses do MPTO levaram à condenação do réu a mais de 16 anos de prisão.


Conforme o promotor de Justiça Rogério Rodrigo Ferreira Mota, atual coordenador do MPNujuri, o julgamento e a condenação de crimes, como no caso mencionado, trazem, “ainda que tardiamente, a pacificação social que se espera”, afirma.


Participaram das plenárias de acusação os promotores de Justiça Breno de Oliveira Simonassi, Benedicto de Oliveira Guedes Neto, Rogério Rodrigo Ferreira Mota, André Henrique Oliveira Leite, Pedro Jainer Passos Clarindo da Silva, Eurico Greco Puppio e Daniel José de Oliveira Almeida.


Atribuições


O MPNujuri foi instituído pelo Ministério Público com o objetivo de auxiliar os promotores de Justiça nas investigações ou em processos que visem apurar crimes dolosos contra a vida. Ao núcleo cabe sugerir estratégias de atuação institucional e orientar os promotores de Justiça durante todas as fases do Tribunal do Júri, especialmente quanto à atuação em plenário.