Portal do MPTO disponibilizará recurso de acesso às pessoas com deficiência auditiva
O portal do Ministério Público do Tocantins (MPTO) vai contar com uma ferramenta para facilitar a acessibilidade de pessoas com deficiência auditiva. O sistema vai traduzir automaticamente textos, imagens e áudios para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), por meio de um avatar 3D (um personagem animado e virtual).
O contrato para utilização do software foi assinado na sexta-feira, 27, pelo procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti. De acordo com ele, o objetivo é auxiliar essas pessoas a obterem informações e serviços de forma mais fácil e compreensível nos canais de comunicação do Ministério Público.
“Nossos canais de comunicação precisam ser cada vez mais acessíveis e inclusivos. Disponibilizar ferramenta que facilite o acesso das pessoas de forma igualitária é um direito garantido ao cidadão e uma missão do Ministério Público, em conformidade com o que dispõe nossa Política de Comunicação”, declarou o PGJ.
O software já é utilizado em diversos portais de órgãos e instituições, públicas e privadas, com traduções realizadas pelo serviço de forma 100% automática, com uso de inteligência artificial.