Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

Aciara adere à campanha do MPTO que visa incentivar contribuintes a destinar parte do IR para o Fundo da Infância e Adolescente

Atualizado em 01/04/2022 15:59


A Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara) é parceira do Ministério Público do Tocantins (MPTO) na campanha virtual que tem a finalidade de incentivar os contribuintes, principalmente os empresários, a destinar 3% do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA), na declaração de 2022.


Para contribuir, basta preencher a declaração completa, selecionar o FIA e informar o valor. O próximo passo é gerar e imprimir o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) e efetuar o pagamento até o dia 29 de abril, último prazo para entregar a declaração do IRPF.


Os recursos destinados ao FIA são fiscalizados pelo MPTO e pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA).


Projetos Sociais


Em Araguaína, o FIA já viabilizou projetos como: “Girassol Arte, Educação, Cultura e Cidadania”, do Instituto Social e Cultural de Araguaína (Isca), que atende 35 crianças; “Inclusão Digital” para crianças e adolescentes do Instituto Humanitário Casa de Davi; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), que atende 220 crianças, e o Rotary Araguaína Lago Azul, com o projeto de promoção do direito à inclusão escolar e social da criança com deficiência visual. Além disso, contribuiu com a instalação de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica na cidade.