MPTO prossegue com fiscalizações em unidades de saúde de Palmas
O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da 19ª Promotoria de Justiça da Capital, continua com as vistorias às unidades de saúde de Palmas. Na quarta-feira, 2, foi a vez da Unidade de Saúde da Família de Taquari, Unidade de Saúde Laurides Lima Milhomem e Centro de Saúde da Comunidade Liberdade, estas últimas localizadas no Aureny III, tendo sido constatada necessidade de reforma, contratação de médico e falta de medicamentos.
As fiscalizações nas três unidades foram realizadas pelo promotor de Justiça Thiago Ribeiro Franco Vilela e servidores do MPTO, que identificaram na Unidade de Taquari a insuficiência de médicos e de cortinas, bem como a falta de vários medicamentos. Além disso, foi relatado que existe um projeto para transformar a Unidade de Saúde da Família em Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas que não foi dado andamento.
Na sequência, a equipe do MPTO se deslocou até o Aureny III e inspecionou o Centro de Saúde da Comunidade Liberdade e a Unidade de Saúde Laurides Lima Milhomem, ambas carecem de reforma, pois há infiltrações e mofo nas salas.
Na unidade Laurides Lima Milhomem as paredes estão sujas, há lâmpadas queimadas e existe a necessidade de limpeza na área externa. Também foi observada uma grande quantidade de pombos na unidade, os quais são considerados transmissores de doenças.
Após averiguar as demandas das três unidades do Saúde da Família, o promotor de Justiça Thiago Ribeiro expedirá ofício à Secretaria de Saúde de Palmas exigindo a regularização dos problemas.