Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

MPTO disponibiliza videoaulas de Vivências Corporais e orienta sobre ergonomia no teletrabalho

Atualizado em 25/03/2020 12:23

A Área de Promoção e Assistência à Saúde do MPTO, que oferece aos membros e servidores a atividade regular de Vivências Corporais, executada pelas profissionais de fisioterapia, gravou quatro videoaulas, com orientações para que os interessados possam executar a atividade em casa excepcionalmente neste período de isolamento social.

São quatro vídeos, que estão sendo disponibilizados via WhatsApp. Caso deseje recebê-los, envie mensagem para 63 98498-8270.


O material já foi repassado nos grupos de WhatsApp de Vivências Corporais e no grupo da Asamp.


Orientações sobre teletrabalho
A fisioterapeuta Lílian Demétrio também orienta sobre cuidados ergonômicos, a serem observados em casa, durante a execução do teletrabalho:

— Observar a bancada de trabalho, que não deve ser alta, possibilitando que os braços fiquem bem apoiados na mesa enquanto se realiza a digitação;

— Observar se os ombros estão muito erguidos (ou seja, em direção à orelha). Essa postura é inadequada e demonstra que a cadeira é muito baixa, considerando-se a altura da mesa. Para corrigir isso, procure uma cadeira mais alta ou uma mesa mais baixa. Se não houver, improvise colocando um travesseiro sobre o assento da cadeira.


— É importante que os ombros estejam relaxados e os braços apoiados, o que evitará dores na região dos ombros e pescoço.


— Regule o monitor do computador, para que fique na altura dos olhos, evitando, assim, inclinar a cabeça para a frente.


— Mantenha o corpo apoiado no encosto da cadeira e os pés apoiados no chão.


— Realize pausas periódicas, a cada uma hora, para alongar o corpo.