MPTO recebe homenagem durante comemoração dos 30 anos do TJTO
O Procurador-Geral de Justiça do Tocantins (PGJ), José Omar de Almeida Júnior, foi uma das autoridades agraciadas com a entrega do Medalhão dos 30 anos do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO). A entrega da honraria é o reconhecimento dos relevantes trabalhos prestados pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO) para a efetivação da Justiça e foi concedida durante a solenidade comemorativa aos 30 anos do Poder Judiciário no Tocantins e do 50º Encontro do Colégio de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem).
A Subprocuradora-Geral de Justiça, Maria Cotinha Bezerra representou o PGJ no ato solene e ressaltou que o Ministério Público do Tocantins continuará de mãos dadas com o Poder Judiciário na prestação jurisdicional adequada às necessidades da população tocantinense e agradeceu o reconhecimento dos serviços ofertados pelo parquet neste período. “Integramos o Sistema de Justiça em um Estado novo, contribuímos com a consolidação das instituições, cada um dentro das suas atribuições, porém, diante das constantes transformações da sociedade, cabe a nós delinear novas estratégias para atender aos anseios da sociedade”, declarou.
O Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, que não esteve presente ao evento, encaminhou uma mensagem pelos 30 anos do TJTO. “O Tribunal de Justiça do Tocantins tem cumprido suas atribuições com maturidade, equilíbrio e extrema ponderação. O exercício desse mister foi fundamental para as fases de estruturação e consolidação do próprio Estado, tendo deixado marcas na nossa história. Destaco aqui a forma equilibrada com que o TJ exerce seu papel de Poder Moderador, contribuindo para o desenvolvimento do Tocantins e para o amadurecimento das instituições”.
Os momentos marcantes e de transformação da Justiça no Tocantins nas últimas três décadas foram relembrados no evento, ocasião em que o Presidente do Tribunal de Justiça, Helvécio de Brito Maia, reafirmou a missão do Judiciário. “Reitero nosso compromisso com a entrega de uma Justiça cada vez mais rápida e efetiva à sociedade tocantinense”, disse.
Programação
Na oportunidade, foi exibido um vídeo com a trajetória do Judiciário tocantinense, feito o descerramento de placa comemorativa e aberta a Exposição dos 30 Anos, que reúne objetos antigos como os móveis em madeira-de-lei usados no Tribunal do Júri da Comarca de Guaraí e a toga da primeira juíza de Palmas e primeira desembargadora mulher do TJTO. (Denise Soares)