Membros do Ministério Público recebem título de cidadão mateirense
Em solenidade realizada na última segunda-feira, 18, que marcou a abertura de mais uma edição do programa Justiça Cidadã, promovido pelo Tribunal de Justiça do Tocantins, o procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, e o promotor de Justiça Leonardo Valério Púlis Ateniense receberam o título de cidadão mateirense, concedido pela Câmara Municipal de Mateiros e entregue pelo prefeito João Martins Neto.
“Visito a região do Jalapão desde 1993, como promotor de Justiça, em operações de preservação do meio ambiente e pró-consumidor. Conheço bem o potencial econômico e ambiental deste lugar. É uma honra ser homenageado pela cidade de Mateiros, expoente do turismo tocantinense. O Ministério Público estará, sempre, de portas abertas para esta comunidade”, disse José Omar de Almeida em seu discurso.
Também receberam a honraria o governador Mauro Carlesse, o presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, o deputado estadual Valdemar Junior, o primeiro prefeito de Mateiros, José Ribamar Costa Filho, e o produtor agrícola e empresário Fernando Bueno. Não participaram do evento, mas também foram agraciados com o título, o ex-governador José Wilson Siqueira Campos, o deputado federal Carlos Gaguim, o juiz Jordan Jardim, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Severiano José Costandrade de Aguiar, e o corregedor-geral do TCE, José Wagner Praxedes.
Ainda durante a solenidade, foram entregues títulos fundiários definitivos para moradores e empresários mateirenses. “Vai trazer mais desenvolvimento para o Jalapão e movimentar o turismo, porque os cidadãos vão poder regularizar seus imóveis, pegar financiamento e melhorar seus negócios”, comentou o prefeito municipal.
Roda de conversa
No período da tarde foi realizada uma roda de conversa com alunos e comunidade na Escola Estadual Silvério Ribeiro Matos, com a participação do promotor de Justiça Leonardo Valério Púlis Ateniense, da delegada de Polícia Civil Milena Lima, do juiz Vandré Marques e Silva e do advogado Domingos Rodrigues.
Na ocasião, os representantes esclareceram dúvidas sobre temas como som automotivo e perturbação do sossego público, abuso sexual infantil, registro de paternidade e punição de menor infrator. A programação contou ainda com premiação dos alunos ganhadores do concurso de redação, que teve como vencedor Clodoaldo Gonçalves dos Santos, com Isach Batista Tavares em segundo lugar e Kauê Batista Carvalho em terceiro.
(João Lino Cavalcante com informações do TJTO)