Com votação expressiva, promotor de Justiça Paulo Alexandre integra lista tríplice para vaga no CNJ
O Assessor Especial da Procuradoria-Geral de Justiça, promotor de Justiça Paulo Alexandre Rodrigues de Siqueira, está entre os membros do Ministério Público que compõem a lista tríplice para concorrer à vaga no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A eleição foi realizada na manhã desta quarta-feira, 27, durante reunião ordinária do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), realizada em Brasília.
Dezesseis candidatos concorreram ao pleito. Paulo Alexandre foi o 3º mais bem votado, teve votação expressiva nos três primeiros turnos, ficando com 15 votos no último escrutínio, do total de 25 votantes. A procuradora de Justiça Ivana Farina, do Ministério Público de Goiás, ficou em primeiro lugar, com 23 votos, e o promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto, do Ministério Público de Santa Catarina, em 2º lugar, com 15 votos.
Para Paulo Alexandre, o resultado significativo deve-se ao apoio dos colegas do Ministério Público do Tocantins. “Agradeço ao incentivo dos colegas promotores de Justiça do Tocantins, que me concederam a sua confiança. Recebo esse resultado com a serenidade e humildade de quem tem muito a aprender e lutar pelo fortalecimento do Ministério Público tocantinense e brasileiro”, disse.
O Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, que fez gestão junto aos seus colegas integrantes do CNPG em favor do candidato tocantinense, celebrou o expressivo resultado do pleito. “A votação de Paulo Alexandre é um reflexo de sua atuação funcional e figurar na lista tríplice é uma forma desse reconhecimento”, destacou o PGJ.
Das 15 vagas do CNJ, duas são destinadas a representantes do Ministério Público, sendo uma para o Ministério Público dos Estados e uma para o Ministério Público da União. A lista será encaminhada à Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, como indicação do CNPG para a vaga destinada a membro do Ministério Público dos Estados para compor o Conselho Nacional de Justiça.
Presidente CNPG
Ainda durante a reunião do CNPG, o colegiado elegeu o Procurador-Geral de Justiça Paulo Cézar dos Passos, do Ministério Público do Mato Grosso do Sul, para presidir o Conselho. A posse do novo presidente do CNPG está marcada para o dia 26 de abril, no Mato Grosso do Sul.
Na ocasião, também foram eleitos os vice-presidentes regionais do CNPG:
Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Mato Grosso, José Antônio Borges (Centro-Oeste); Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Ceará, Plácido Barroso Rios (Nordeste); Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Paraná, Ivonei Sfoggia (Sul); Procurador-Geral de Justiça do Ministério do Pará, Gilberto Valente Martins; (Norte); Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Espírito Santo, Éder Pontes da Silva (Sudeste); Procuradora-Geral de Justiça do Ministério do Distrito Federal e Territórios, Fabiana Costa Oliveira Barros (MP da União). (Alayla Milhomem)