calendar_month
13/03/2019

Promotora de Justiça fala sobre violência doméstica às atletas do futebol feminino em Porto Nacional


Com muito esforço as mulheres vêm contornando os preconceitos de gênero e ocupando os espaços na sociedade. Prova disso é o crescimento de equipes de futebol feminino, esporte tradicionalmente dominado pelos homens. Em Porto Nacional, um grupo de mulheres se reúne na praça das Mães, no centro da cidade, para a prática de futebol society. E na semana em que se comemora o Dia da Mulher, a Promotora de Justiça Márcia Mirele Stefanello Valente foi convidada para conversar com as jovens atletas sobre violência doméstica e familiar.


“Estas mulheres empoderadas já enfrentaram discriminação para conseguir um horário para treinarem na quadra pública. Antenadas e com vontade de fazer a diferença, elas têm compreensão da importância das mulheres e do papel que desempenham na sociedade”, comentou a titular da 4ª Promotoria de Justiça de Porto Nacional.


No encontro, a representante do Ministério Público Estadual abordou os diversos tipos de violência e como buscar a rede de proteção, como delegacias especializadas da mulher, casas-abrigo, Disque 180 e o próprio Ministério Público.


Para Márcia Mirele, apesar dos avanços nos instrumentos de proteção às mulheres, ainda há muito trabalho a ser feito para que o número de mulheres vítimas de violência doméstica seja reduzido e se garantam condições de igualdade entre homens e mulheres. (João Lino Cavalcante)