Movimento Nacional de Mulheres do Ministério Público realiza primeiro encontro deliberativo
Flávio Herculano
O Movimento Nacional de Mulheres do Ministério Público realizou seu primeiro encontro oficial no último sábado, 30, em São Paulo, com a participação de 82 integrantes dos Ministérios Públicos Estaduais e do Ministério Público do Trabalho.
Na ocasião, houve avanços quanto à formalização movimento e quanto à definição dos seus objetivos. O movimento terá como uma de suas metas lutar pela observância do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 5 da Organização das Nações Unidas (ONU), que trata da igualdade de gênero e tem como meta alcançar a igualdade de gêneros e empoderar todas as mulheres e meninas. Para tanto, o Movimento Nacional de Mulheres do Ministério Público buscará acabar com todas as formas de discriminação contra as mulheres, inclusive as promotoras e procuradoras de Justiça.
O encontro teve duração de 8 horas e, dentre as participantes, estavam a coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Cidadania, dos Direitos Humanos e da Mulher (Caocid), Promotora de Justiça Jacqueline Orofino Zago de Oliveira, e a Promotora de Justiça Maria Roseli de Almeida Pery e.
No encontro, também ocorreu a apresentação do livro “Mulheres no Ministério Público”, do Procurador de Justiça aposentado Carlos Francisco Bandeira Lins e da Promotora de Justiça Ana Laura Bandeira Lins; e a apresentação da tese “Diagnóstico e perspectivas da desigualdade de gênero nos espaços de poder do Ministério Público: santo de casa não faz milagre?”, de um grupo de autoras dos estados de Minas Gerais e Maranhão.
Ainda foram discutidas as ações iniciais do movimento e a agenda dos próximos encontros. A próxima reunião ocorrerá nos dias 21 e 22 de setembro, em Belo Horizonte (MG).