calendar_month
07/03/2018

MPE lança projetos para práticas bem-sucedidas de promotores de Justiça e estagiários


Flávio Herculano

O Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Cesaf) lançou dois projetos, voltados a reconhecer práticas bem-sucedidas desenvolvidas por promotores de Justiça e por estagiários do Ministério Público Estadual (MPE). Os editais com os respectivos regulamentos foram publicados no Diário Oficial Eletrônico do MPE, na edição nº 473, de terça-feira, 6.


Promotores de Justiça
O projeto “Prêmio Cesaf – 1ª edição” é voltado às práticas bem-sucedidas dos promotores de Justiça, com atuação e resultados que ajudaram a modificar a realidade negativa encontrada na localidade de atuação dos respectivos membros.

O projeto tem por objetivo identificar, estimular e dar visibilidade às ações exitosas. Para esta primeira edição, o tema será “Diluindo problemas e transformando realidades”.

Poderão ser inscritas iniciativas desenvolvidas nos anos de 2017 e 2018. O prazo limite para inscrições será 30 de setembro e a premiação será entregue em 14 de dezembro, Dia Nacional do Ministério Público.

Haverá premiação para os classificados na primeira e segunda colocação, cabendo ao primeiro um notebook e uma cópia de documentário sobre o projeto ganhador; ao segundo colocado, cabe um notebook.

Estagiários
Já o projeto “Aprender a resolver para transformar” é voltado às práticas desenvolvidas por estagiários de Direito e seus respectivos supervisores, diante dos problemas sociais presentes em suas localidades de atuação.

A intenção é incentivar os estagiários a identificar problemas sociais, relacioná-los às atribuições do Ministério Público e elaborar ações que apliquem os conhecimentos adquiridos em suas universidades. O prêmio também alcança o promotor de Justiça supervisor, por sua atuação proativa diante da realidade social local. Poderão ser inscritas iniciativas de sucesso desenvolvidas nos anos de 2017 e 2018. A data limite para aderir ao projeto é 04 de abril de 2018.

Haverá premiação para os estagiários e seus respectivos supervisores, sendo um notebook para cada um daqueles que alcançarem o primeiro lugar e um tablet para cada um do segundo lugar.