calendar_month
02/08/2017

Cesaf abre novas inscrições para curso de Libras


Flávio Herculano


O Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Cesaf) abriu inscrições para a segunda turma do Curso de Capacitação em Língua Brasileira de Sinais (Libras), que tem como público-alvo membros e servidores do Ministério Público Estadual (MPE).


O curso será oferecido na modalidade de Ensino a Distância (EaD) e contará com dez unidades didáticas, divididas em quatro módulos, com total de 60 horas para finalização do curso. O resultado final do curso será composto pelo aproveitamento mínimo de 50% das atividades propostas em cada Unidade. Os interessados podem se inscrever até o próximo dia 10, acessando o endereço eadcesaf.mpto.mp.br/moodle.


Todo o material didático do curso foi desenvolvido por uma equipe multiprofissional do próprio Ministério Público, formada por integrantes do Cesaf e da Assessoria de Comunicação. Esse material inclui 15 videoaulas, 705 tomadas fotográficas para ilustração dos sinais pertencentes à língua e material de apoio complementar. O curso também conta com atividades práticas, fórum para esclarecimento de dúvidas e exercícios a distância com tutoria do Cesaf.


De acordo com a coordenadora do Cesaf, Procuradora de Justiça Vera Nilva Álvares Rocha Lira, o curso aborda temas relevantes sobre a comunidade surda e traz atividades práticas de tradução e interpretação da Língua Portuguesa para Libras. “É mais uma ação educativa estratégica que o Cesaf propõe para a consolidação do atendimento dos cidadãos e cidadãs tocantinenses, em especial das pessoas surdas”, conclui.


Legislação

A oferta da qualificação em Libras visa atender ao disposto na Lei nº 10.436/02 e Decreto n° 5.626/05, os quais determinam que 5% dos servidores lotados nas instituições públicas devem possuir capacitação em tradução e interpretação em Libras visando a prestação eficiente de atendimento às pessoas surdas.