calendar_month
06/07/2017

Promotoria de Justiça participa de reunião do Conselho Estadual de Saúde

A Promotora de Justiça Maria Roseli de Almeida Pery participou, na manhã desta quinta-feira, 06, da 224ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Saúde. A apresentação do relatório consolidado do 1º Quadrimestre de 2017 da Secretaria Estadual da Saúde (Sesau), relativo à execução orçamentária do órgão, foi um dos principais assuntos da pauta.


De acordo com o relatório exposto pelo secretário estadual de Saúde, Marcos Musafir, a previsão orçamentária da saúde para 2017 é de R$ 1.732.141.260, sendo que, deste montante, R$ 722.668.085,15 foram empenhados nos quatro primeiros meses do ano. Musafir destacou que 90% do valor refere-se à gastos com pessoal e a encargos e que os 10% restantes estão relacionados a despesas de custeio e a investimentos.


O chefe da pasta falou que a Sesau tem usado estratégias para otimizar os recursos com a finalidade de melhorar os serviços e economizar. Em relação às dividas com fornecedores, disse que uma parte considerável já foi negociada. Musafir enfatizou que houve melhoras nos serviços de saúde pública, mas assumiu que a rede de saúde deve ser reestruturada. Nesse sentido, afirmou que o governo está realizando investimentos em algumas unidades de saúde, a exemplo da construção do Hospital Geral Gurupi e da ampliação do Hospital Geral de Palmas.


Na explanação do titular da Sesau, também foram apresentados alguns novos serviços implantados ou em fase de efetivação, como, por exemplo, as cirurgias cardíacas neonatal e infantil e o transplante de córnea.


Os integrantes do Conselho Estadual de Saúde também debateram a realização da Conferência Estadual de Saúde e outros assuntos afins.