Promotora de Justiça participa da abertura do Acolhe SUS
Flávio Herculano
A Promotora de Justiça Maria Roseli de Almeida Pery representou o Procurador-Geral de Justiça, Clenan Renaut de Melo Pereira, na solenidade de abertura do Acolhe SUS, evento ocorrido na noite de segunda-feira, 20, no Palácio Araguaia, que visou promover a integração entre os gestores dos municípios, do Estado e do Ministério da Saúde, bem como divulgar informações acerca da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Considerando que cerca de 65% dos secretários municipais de saúde estão assumindo o cargo pela primeira vez, o Acolhe SUS pretendeu capacitá-los e fornecer-lhes embasamento para sua atuação.
Na ocasião da abertura do evento, o secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir, assinou homologação de Termo de Cooperação entre o Estado do Tocantins e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) para o fortalecimento de ações de saúde pública no Tocantins. O objetivo da cooperação técnica é a modernização e o aperfeiçoamento da capacidade de gestão de saúde do Tocantins, com reflexos em todos os 139 municípios.
O Acolhe SUS aconteceu nos dias 20 e 21 e trouxe, dentre outras temáticas, as redes de atenção, orientações sobre como organizar o SUS de forma regionalizada, a atenção primária como ordenadora da rede e a importância do território e da vigilância para a qualificação das ações de saúde no âmbito municipal e regional.
Esta é a quarta edição do Acolhe SUS, que é realizado pela Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (Cosems/TO) e colaboração da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Associação Tocantinense dos Municípios (ATM) e Conselho Estadual de Saúde (CES). (Com informações da Ascom - Sesau)