calendar_month
08/03/2016

Maria Roseli de Almeida Pery recebe homenagem no Dia Internacional da Mulher


João Lino Cavalcante


A Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins realizou, na tarde desta terça-feira, 08, sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Na ocasião, a Promotora de Justiça Maria Roseli de Almeida Pery recebeu das mãos da Deputada Estadual Luana Ribeiro placa de homenagem como reconhecimento pela sua atuação em defesa da saúde no Tocantins.


“Foi com muita humildade que recebi esta homenagem, diante de tantas mulheres merecedoras desta comenda, que me motivam a compartilhar com todas as mulheres os méritos do evento. Historicamente, a mulher tem exercido diversos papeis na sociedade, mesmo assim, estamos longe de alcançarmos os ideais da militância feminina”, disse Maria Roseli em seu pronunciamento.


A homenagem às mulheres faz parte das sessões solenes permanentes do Parlamento e ocorre desde 1992, uma solicitação da então deputada Dolores Nunes.


“Tudo o que acontece faz parte do processo da evolução humana e do aperfeiçoamento das políticas públicas e do ordenamento jurídico, e o ritmo depende da conjugação de esforços para conseguirmos mudar o cenário de maneira mais rápida. Essa compreensão, oportuniza a todos serem agentes de transformação social, se engajando nessa luta de efetivação dos direitos e de conquistas, ainda a serem alcançadas pelas mulheres. Vale a pena lutar. Acredito que a vida é feita de sonhos e realizações”, comentou a Promotora de Justiça homenageada.


Maria Roseli é pós-graduada em Direito Sanitário pela Universidade de Brasília, pós-graduada em Auditora em Saúde pela Unitins e pós-graduanda em Gestão em Saúde Pública pela UFT.


Também é membro do Fórum Nacional da Saúde do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), coordenadora da Subcomissão de Assuntos Legislativos e de Articulação Institucional da Comissão Permanente de Defesa da Saúde, do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), vice-presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Defesa da Saúde e vice-coordenadora do Comitê Executivo para Monitoramento das Ações da Saúde do Estado do Tocantins, do Conselho Nacional da Justiça (CNJ).


“A importância de Maria Roseli na luta por uma saúde pública de qualidade é de conhecimento de todos. Sempre militei em defesa da saúde e nada mais justo do que homenagear uma mulher que atua de forma tão significante em prol desta causa”, comentou a Deputada Estadual Luana Ribeiro.


Este ano, foram homenageadas 24 mulheres, indicadas pelos parlamentares, dentre as quais a promotora de Justiça da Saúde Pública, Maria Roseli de Almeida Pery, indicada pela deputada Luana Ribeiro; a defensora de políticas públicas para mulheres do campo, Ruth Caetano Cardoso, indicada pela deputada Amália Santana; a oficial do Cartório de Registro de Imóveis de Araguaína, Ercília Maria Moraes Soares, indicação da deputada Valderez Castelo Branco; e a fundadora da associação filantrópica Casa do Caminho Raquel Murça, Luiza Sônia Murça Andrade, homenageada pelo presidente da Casa de Leis, deputado Osires Damaso.