Autoavaliação do Gespública é tema de reunião na Procuradoria da República no Tocantins
Flávio Herculano
O coordenador do Núcleo de Excelência da Gestão Pública (NEGP), Pedro Amilto Aguiar Cruz, participou de reunião, na última terça-feira, 17, na sede da Procuradoria da República no Tocantins visando sensibilizar a instituição a realizar sua primeira autoavaliação no âmbito do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública).
Além de motivar a primeira autoavaliação, a reunião teve por fim apresentar as novas metodologias e ferramentas disponibilizadas pelo Ministério do Planejamento para esta etapa dos trabalhos. A autoavaliação serve para medir, por meio de pontuação, o grau de maturidade administrativa dos órgãos e instituições públicas adesas ao Gespública. A Procuradoria da República no Estado aderiu ao Gespública em 17 de dezembro de 2009.
Gespública
Desenvolvido pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública) visa promover a qualidade da gestão e dos serviços públicos, orientando-se pela excelência dirigida ao cidadão. Para tanto, o programa trabalha com o apontamento de oportunidades de melhorias, que visam dinamizar suas ações, e com avaliações, que permitem verificar o desempenho e o nível de maturidade das instituições, além de mensurar o grau de satisfação do cidadão destinatário das ações públicas.