calendar_month
10/03/2015

Promotora de Justiça recebe homenagem na Câmara Municipal de Palmas


João Lino Cavalcante


Em sessão solene realizada nesta terça-feira, 10, a Câmara Municipal de Palmas homenageou 26 mulheres que contribuíram, de alguma forma, com a história da capital tocantinense. A Promotora de Justiça Maria Roseli de Almeida Pery foi uma das homenageadas e compôs a mesa de honra, ao lado da vice-governadora, Cláudia Lelis; e da superintendente de Defesa da Mulher, Márcia Ribeiro; representando as mulheres presentes.


A cada mulher foram entregues flores e uma placa de homenagem. Entre as agraciadas, estiveram cidadãs de diferentes áreas de atuação: educadoras, costureiras, donas de casa, pastoras, profissionais autônomas, ativistas sociais, servidoras públicas e autoridades.


O presidente da Câmara, Rogério Freitas, destacou que, apesar de terem sido entregues a apenas um pequeno grupo, as homenagens se estendem a todas as mulheres da cidade, pela força, competência e dedicação à família e à sociedade.


Por sua vez, a Promotora de Justiça Maria Roseli de Almeida Pery, no seu pronunciamento, discorreu sobre fatos históricos, relembrando a participação das mulheres na luta por conquistas sociais, políticas e econômicas, a partir do século XX.


"Atualmente, os desafios a serem vencidos pelas mulheres são múltiplos e envolvem desde a violência doméstica, a luta contra desigualdades no mercado de trabalho; desigualdades na representação estatal e preconceitos decorrentes da visão machista da sociedade. Precisamos unir esforços entre homens e mulheres, sociedade e poder público para efetivar a igualdade entre homens e mulheres, bem como o resgate da valorização da mulher", destacou Maria Roseli.


A Promotora de Justiça enalteceu as virtudes da mulher e a sua importância para a manutenção da família e da sociedade. Em tom quase poético, disse: É a mulher que gera o filho; é a mulher que cuida da casa e protege a família; é a mulher que se preocupa com o bem-estar comum; é a mulher que se sensibiliza nos momentos de adversidade e ama incondicionalmente seus filhos; é a mulher que perdoa, acolhe, resgata e encanta; é a mulher que compartilha com o homem as despesas do lar e contribui com a prosperidade da família, e, em muitos casos, é arrimo da família.


Demonstrou também preocupação com a mortalidade materna, revelando que, segundo a Organização Mundial de Saúde, uma criança órfã de mãe fica exposta a riscos em 8% a mais do que se órfã de pai.


Falou um pouco sobre sua própria história e dos esforços que a permitiram obter conquistas em sua vida, em todos os aspectos: "Foi com muito amor próprio, determinação, trabalho, estudo e apoio da minha família, em especial de meu esposo e filhos aqui presentes, que trilhei o longo caminho de ajudante de Salão de Beleza, em São Paulo, até assumir o cargo de Promotora de Justiça no Tocantins, ocupando diversos cargos de representação nacional", concluiu a Promotora Maria Roseli, que estendeu a homenagem recebida a todas as mulheres presentes na Plenária e, em especial a sua mãe, Therezinha de Almeida Pery, agradecendo o Parlamento pela homenagem.