Membros do MPE discutem Defesa dos Direitos Humanos
Denise Soares
O Procurador de Justiça José Maria da Silva Júnior e os Promotores de Justiça João Edson de Souza e Sidney Fiori Júnior estão em Salvador (BA), onde participam do encontro do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH) do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais. Até a próxima sexta-feira, 06, membros do Ministério Público de todo o Brasil irão debater temas relacionados à defesa dos direitos humanos e planejar as ações do GNDH para o ano de 2015.
Neste ano, dentre as diversas matérias relacionadas aos direitos humanos, os membros do Ministério Público brasileiro darão prioridade ao tema "Educação em Direitos Humanos". O objetivo é a transversalidade da educação dos direitos humanos nas políticas públicas.
O GNDH é um órgão do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG), que tem por finalidade promover, proteger e defender os direitos fundamentais dos cidadãos. Ele tem atuação em âmbito nacional e visa a efetivação dos direitos humanos a partir da interlocução com a sociedade civil, da articulação entre os MPs, da promoção de convênios e de outros meios de atuação. Atualmente, o grupo é presidido pelo Procurador-Geral de Justiça de Santa Catarina, Lio Marcos Marin, e tem como vice-presidente o Procurador-Geral de Justiça da Bahia, Márcio Fahel.