Saldo positivo no fim da gestão 2013/2014 do Ministério Público do Tocantins
Junia Ferreira
Na tarde de terça-feira, 2, a Procuradora-Geral de Justiça (PGJ) Vera Nilva Álvares Rocha Lira, esteve reunida com os responsáveis pelos departamentos administrativos e operacionais do Ministério Público Estadual (MPE), para realizar uma avaliação conjunta de sua gestão e da atuação de cada setor.
De acordo com o relato das equipes, cada integrante buscou a excelência no desempenho de suas atribuições. Além de cumprir rigorosamente as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal, o MPE executou, até o presente momento, quase 100% de seu orçamento e reduziu os custos com diárias.
Ao longo do biênio 2013/2014, vários investimentos foram feitos a fim de melhorar as instalações, a segurança, o andamento dos processos, garantindo condições adequadas de trabalho a todos, além de ampliar o acesso aos serviços prestados pelo Ministério Público e torná-lo mais conhecido pela sociedade, o que demandou o esforço e a dedicação de todos.
Entre as contribuições deixadas por esta gestão, é válido lembrar a inauguração de novas Promotorias de Justiça, incluindo a implementação da sede das Promotorias da Capital, realizada mediante financiamento do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Foram mencionados também os projetos institucionais que têm tornado o Ministério Público do Tocantins mais conhecido e próximo da população, adequação das sedes das Promotorias de Justiça, o investimento em equipamentos de informática e patrimoniais, melhoria no sistema eletrônico com implantação de um novo storage e de ampliação da capacidade dos e-mails institucionais, bem como a execução contínua de backups.
Citaram-se ainda a reestruturação do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Cesaf), voltada à formação e integração de membros e servidores, os esforços para melhoria da comunicação interna e externa, com a instalação de sistema de rádio na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, o implemento do Jornal Mural, da Revista MP em Foco, divulgação de matérias na internet e intranet, melhoria no atendimento ao público a partir da reestruturação da recepção, aumento do valor do auxílio-alimentação, adoção de um jardim público, entre outros assuntos.
Mas ainda há muito a ser feito nesta gestão, a exemplo da instalação de cercas elétricas nas sedes das Promotorias de Justiça com prédio próprio e na Procuradoria-Geral de Justiça, que já está sendo executado.
Por fim, o saldo apurado foi bem positivo e os profissionais que participaram da reunião tiveram a oportunidade de externar os desafios enfrentados e as muitas vitórias alcançadas graças um trabalho integrado, com o comprometimento de todos, permitindo à maquina administrativa do MPTO o funcionamento sincronizado e uniforme de todas as suas engrenagens.