calendar_month
01/10/2014

Cidadania no Campo proporciona atendimento à comunidade e alegria aos participantes

Junia Ferreira



Alegria, curiosidade, animação, união e talento são os ingredientes que temperaram o lançamento do projeto Cidadania no Campo nesta terça-feira, 30, na Escola Municipal Aprígio Thomas de Matos, localizada na zona rural de Palmas, próximo às margens da Rodovia TO-010, no quilômetro 18, sentido Lajeado.


O projeto, idealizado pelo Ministério Público, visa proporcionar um dia diferente aos estudantes e seus familiares, levando até os adultos palestras educativas sobre o Ministério Público, realizadas por meio da PGJ e Ouvidoria, bem como promovendo às crianças e adolescentes atividades lúdicas e culturais idealizadas e realizadas por membros e servidores voluntários.


Na abertura, realizada na quadra da escola, a Diretoria Sônia Aparecida acolheu a todos, desejando boas-vindas; o cantor Dorivã levou aos presentes a poesia das cantigas tocantinenses, a apresentadora Iva de Oliveira promoveu dinâmicas que oportunizaram maior interação entre os participantes e a Procuradora-Geral de Justiça, Vera Nilva Álvares Rocha Lira, com apoio do Ouvidor-Geral do MPE, apresentou, de forma simples e objetiva, o órgão ministerial, falou sobre os direitos fundamentais, principalmente os voltados ao bem-estar e proteção de crianças e adolescentes, e oportunizou à comunidade o atendimento da Ouvidoria durante o evento.


Após a abertura, crianças, adolescentes, professores e membros da comunidade presentes participaram das atividades de entretenimento proporcionadas por voluntários do MPE, pela Secretaria Municipal de Educação e pela Polícia Militar do Tocantins.


As atividades desenvolvidas foram ioga, palestras sobre drogas e seus efeitos na vida e na saúde das pessoas, oficinas de percussão, contação de histórias, exposição de animais empalhados, atendimento da Ouvidoria, sessões de cinema, atividades recreativas e momento do lanche.


Um almoço, proporcionado pela escola, coroou o final deste grande encontro, que tem agenda marcada em outras escolas do campo durante os meses de outubro e novembro. A próxima escola será a Sueli Reche, na manhã da quinta-feira, 2. Ela fica em Taquaruçu, no caminho para Buritirana, logo após a Cachoeira do Roncador.


Esta iniciativa conta com o apoio das empresas cidadãs Agrícola Rio Galhão, Ipanema Empresa de Serviços Gerais e Transportes Ltda e Ferpam Comércio de Metais.