calendar_month
14/08/2014

Membros ministram palestras sobre o Ministério Público em escolas públicas de Palmas

Junia Ferreira



Em Palmas, membros do Ministério Público do Estado do Tocantins, entre os dias 12 e 14 de agosto, ministram palestras nas escolas públicas Frederico Pedreira, São José e no Centro de Ensino Médio Santa Rita de Cássia, entidades contempladas para participar do projeto Aprendendo DIREITO e resgatando CIDADANIA.


Além da capital, o projeto está sendo desenvolvido em Gurupi e Colinas, com envolvimento da comunidade escolar e apoio dos Promotores de Justiça atuantes nas duas cidades.


Nesses encontros com os estudantes, a Procuradora-Geral de Justiça, Vera Nilva Álvares Rocha Lira, e os Promotores de Justiça Beatriz Regina Lima de Mello, Edson Azambuja e Miguel Batista de Siqueira Filho falaram sobre o Ministério Público, sobre os direitos fundamentais constantes no artigo 5º da Constituição Federal e apresentaram o Projeto aos ouvintes, convidando-os a participar do concurso de radiorreportagens que o integra.


Nas três escolas, alunos que participaram do lançamento do Projeto na sede da Procuradoria-Geral de Justiça e, portanto, já tinham conhecimento das estratégias previstas, se anteciparam, formaram equipes e saíram pela quadra onde a escola está situada para interagir com a comunidade local, levantando situações em que cabe a atuação do Ministério Público, para produção da radiorreportagem.


Sobre essa experiência, o jovem Vítor Muniz, de 18 anos, estudante do 1º ano do ensino médio do Colégio São José, declarou: "Com o projeto, temos visto a sociedade de uma forma diferente, com o olhar de quem quer buscar solução".


As palestras previstas para Colinas do Tocantins foram implementadas entre os dias 4 e 8 de agosto, com ótima repercussão, pela Promotora de Justiça Anna Gesteira Bauerlein. Em Gurupi, o ciclo de palestras tem início na próxima terça-feira, 19, no Centro de Ensino Médio Bom Jesus, e quem vai interagir com os estudantes será a própria Procuradora-Geral de Justiça.