Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

Projeto do MPE incentiva a busca por cultura

Atualizado em 29/01/2014 14:18

Junia Ferreira



Conforme as perspectivas do Projeto "Aprendendo DIREITO e resgatando CIDADANIA", idealizado e executado pelo Ministério Público Estadual (MPE) em 2013, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), parceira na iniciativa, proporcionou uma viagem cultural a São Paulo, entre os dias 23 e 28 deste mês, à equipe vencedora do Concurso de Relatórios, composta por quatro estudantes do nível médio da rede de ensino público estadual.


A equipe vencedora foi a "Patrulha do Direito", composta pelos adolescentes Adriano Rodrigues da Silva, Cintia Angélica de Oliveira Magalhães, Gessica Letícia Santos da Silva e Wallas de Sousa Glória, estudantes do Centro de Ensino Médio Tiradentes.


Foram premiados também e viajaram na companhia dos alunos a professora e a coordenadora que os orientou e a diretora da escola, servidores da Seduc e, representando o MPE, a Promotora de Justiça Beatriz Regina Lima de Mello, que no Projeto foi madrinha do Centro de Ensino Médio e um servidor do Centro Operacional de Apoio à Infância e Juventude (Caopij). Uma equipe da Assessoria de Comunicação, seguiu com o grupo para registrar os momentos vivenciados e dar termo ao documentário que ressalta todas as etapas transcorridas ao longo do Projeto.


"A parte ou o aspecto da vida coletiva, relacionados à produção e transmissão de conhecimentos" - assim está definida no dicionário Aurélio a palavra cultura. São Paulo, com sua diversidade, com a arquitetura que transpira história, com seus museus, feiras, movimentos sociais, entre tantos outros aspectos marcantes, estava de braços abertos e acolheu seus visitantes de braços abertos, proporcionando-lhes uma dimensão ímpar do que vem a ser a cidadania.


Adriano, Cintia, Gessica, Wallas e os demais viajantes visitaram locais marcantes, como o Páteo do Colégio, marco inicial da capital paulista, o Mosteiro de São Bento, o Museu da Língua Portuguesa, o Museu de Arte de São Paulo (Masp), o Centro Cultural do Banco do Brasil e a Pinacoteca, onde tiveram contato com obras de arte de escultores e pintores renomados em todo o mundo, como, por exemplo, Pablo Picasso. Saborearam iguarias tradicionais do Mercado Central, das feiras livres e do Bairro da Liberdade, reduto nipônico daquela capital. Se locomoveram utilizando o sistema metroviário. Conviveram com o grande movimento das ruas 25 de março e José Paulino e assistiram ao balé da cidade no Teatro Municipal.


Finalizando a viagem cultural, um desejo dos adolescentes foi realizado: conhecer o mar. Para tanto o grupo passou um dia em São Vicente, cidade litorânea que fica a cerca de 60 minutos da capital.


Fotos do passeio serão disponibilizadas no facebook do projeto: https://www.facebook.com/aprendendodireitoeresgatandocidadania?fref=ts.