Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

Tem início o II Módulo do Curso de Capacitação na Persecução Penal do Crime de Homicídio

Atualizado em 11/10/2013 11:04

Junia Ferreira



Foi ressaltando o sucesso da parceria entre o Ministério Público Estadual (MPE) e a Escola Superior de Magistratura Tocantinense (Esmat) que a Procuradora-Geral de Justiça, Vera Nilva Álvares Rocha Lira, e o Sub Procurador-Geral e Coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Cesaf), Jósé Maria da Silva Júnior, deram início, na manhã desta quinta, 10, ao II Módulo do Curso de Capacitação na Persecução Penal do Crime de Homicídio.


Além do Cesaf e da Esmat, são instituições fomentadoras do Curso o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e a Escola Nacional de Segurança Pública (Enasp).


Os palestrantes do dia foram a soteropolitana Selma Paixão Argollo, Perita Odontolegal do Instituto Médico Legal da Bahia, que abordou a temática "Perícia forense de arcada e Antropologia", o Mestre em Matemática e Perito Papiloscopista da Polícia Federal (PF) Ricardo da Silva Gelak, que falou sobre "Sistemas integrados - AFIS", e o também Papiloscopista e Diretor do Instituto Nacional de Identificação do Departamento de Polícia Federal, Brasilio Caldeira Brant que, com muita propriedade, expressou-se sobre a temática "Perícia papiloscópica e representação facial humana nos crimes de homicídio".


Para hoje, sexta-feira, 11, estão previstas palestras com as temáticas "Necropapiloscopia", "Investigação criminal em locais de crime e crimes dolosos contra a vida" e "Medidas cautelares - aplicabilidade prática". Ministrarão palestra, respectivamente, a Papiloscopista da PF, Luciene Marques da Silva, o Delegado de Polícia Civil do Estado de São Paulo, Edson Luís Baldan, e o Promotor de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal, Antônio Henrique Graciano Suxberger.