Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

Smolianoff: Trabalho conjunto entre MPE e Polícia Civil resulta em operação contra fraudes em CNH

Atualizado em 08/07/2013 09:49

Ascom/SSP


Com o objetivo de desarticular uma suposta organização criminosa que atua na emissão fraudulenta de Carteiras Nacionais de Habilitação nos Estados do Tocantins e do Pará, a Polícia Civil, por intermédio da Delegacia Estadual de Investigações Criminais - Deic, em conjunto com o Ministério Público Estadual, através do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado-Gaeco e com apoio da Denarc, Gote e Diretoria de Inteligência, deflagrou durante toda sexta-feira, 05 a operação "Smolianoff".



A operação teve início às 6 h da manhã e contou com a participação de dezenas de policiais civis, sendo realizada simultaneamente em Palmas e mais 13 municípios do Estado. A ação também teve como finalidade dar cumprimento a 57 mandados judiciais sendo 54 de busca e apreensão e três de prisão.


Segundo a PC, trata-se de uma quadrilha especializada em fraudar todo o processo de confecção de CNHs, desde os exames práticos até os testes psicológicos, que vinha sendo monitorada há alguns meses no Estado. Até o momento, a Polícia Civil já prendeu Ronimar José de Oliveira, 39 anos de idade, suspeito de integrar o esquema e, apreendeu em sua residência inúmeros processos para emissão de Carteiras de Motorista, além de uma Moto Honda Fan, Preta 125 de propriedade do acusado.


Equipes da Polícia Civil também apreenderam vários processos de habilitação, livros de exames psicotécnicos, prontuários e computadores em residências de suspeitos, clínicas médicas e psicológicas e autoescolas de Palmas e do interior do Estado. Em Araguaína, Leandro de Souza Morais foi preso também sob suspeita de integrar o esquema criminoso.


As investigações terão continuidade com a perícia e análise dos materiais apreendidos, bem como outras diligencias que se fizerem necessárias.


Smolianoff

Salomon Smolianoff foi um falsificador russo sobrevivente ao Holocausto. Sally, como era conhecido, ficou conhecido mundialmente como um dos maiores falsificadores da sua época, tendo estado envolvido na famosa Operação Bernhard, onde os prisioneiros dos campos de concentração eram obrigados a criarem notas, passaportes, dentre outros documentos falsos. A operação foi retratada no filme Os Falsários, baseada nas memórias de Adolf Burger, que esteve presente na operação. (fonte:http: //pt.wikipedia.org/wiki/Salomon_Smolianoff)