Fórum de Pium recebe nome da Procuradora Sônia Maria Pinheiro
O Fórum da Comarca de Pium, a 120 km de Palmas, passou a se chamar "Fórum Sônia Maria Araújo Pinheiro" durante solenidade realizada nesta segunda-feira, 19. A homenagem à Procuradora de Justiça Sônia Maria Araújo Pinheiro foi aprovada pelo Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, por meio da Resolução 12/2012.
Prestigiaram o descerramento da placa a Juíza e Diretora do Fórum de Pium, Deborah Wajngarten, o Juiz e Diretor do Fórum da Comarca de Dianópolis-TO, que idealizou a homenagem, Jossanner Nery Nogueira Luna, a Promotora de Justiça Munique Teixeira Vaz, além dos irmãos da homenageada, Aládia Mourão Araújo, Mário Gomes Araújo Júnior e Hélio Leonardo Araújo, seu esposo, Salomão Pinheiro Coelho, e filho, Mário Gomes Araújo Neto. Servidores da Comarca de Pium, autoridades locais e familiares também compareceram ao evento.
Sônia Maria nasceu na cidade de Pium-TO em agosto de 1949, cursou Direito na Universidade Católica de Goiás e formou-se no ano de 1975, ocasião em que retornou para Pium e montou escritório de advocacia.
Advogou em Pium e região até ser aprovada em concurso do Ministério Público de Goiás em meados dos anos 80, assumindo a Comarca de Formoso do Araguaia em 1982. Depois, foi transferida para Comarca Pedro Afonso, Miracema e Gurupi, quando promovida à Procuradora de Justiça, mudando para Palmas exatamente quando foi criado o Estado do Tocantins. Veio a falecer em decorrência de um acidente de carro em julho de 2006. (Diretoria de Comunicação do TJ-TO)