Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

Ministério Público encerra projeto Conheça o MP premiando vídeos participantes

Atualizado em 01/11/2012 17:06

Flávio Herculano

No primeiro semestre de 2012, cerca de 800 estudantes da rede pública estadual e municipal visitaram o Ministério Público do Estado (MPE), percorrendo seus ambientes e ouvindo palestras de membros e servidores sobre as atribuições da Instituição, guardiã da cidadania. Essa experiência, realizada por meio do projeto Conheça o MP, foi transformada em vídeos de bolso, premiados na manhã desta quinta-feira, 1º.

"Nós, alunos, ganhamos, pois ficamos sabendo o que o Ministério Público é capaz de fazer por todos nós, além da etapa da produção de vídeos, que foi uma experiência bacana e muito divertida", avaliou a estudante Bruna Alves Fernandes, aluna do Centro de Ensino Médio de Taquaralto, escola ganhadora do primeiro lugar na categoria Ensino Médio.

Em suas produções, de até três minutos, filmadas com celulares, os estudantes abordaram temas como acesso à rede de saúde pública, pavimentação de ruas, queimadas e direitos dos portadores de necessidades especiais, entre outros.

Os vídeos renderam a cada um dos alunos participantes das equipes: netbook (1º lugar), smartphone (2º lugar) e câmera digital (3º lugar), premiados nas categorias ensino médio e ensino fundamental. A Escola Estadual Santa Fé, com maior número de trabalhos classificados, também foi premiada, em caráter de "menção honrosa", recebendo um computador com impressora colorida.

Aos estudantes, o Procurador-Geral de Justiça, Clenan Renaut de Melo Pereira, falou sobre as atribuições do Ministério Público em várias áreas, enfatizando o trabalho referente às garantias para a área da educação. "Não nos cansamos de defender os estudantes, para que vocês possam contar  com transporte escolar, merenda de qualidade e para que seja preservado seu direito de aprender", disse.

Também participaram da solenidade a Subprocuradora-Geral de Justiça, Vera Nilva Álvares Rocha Lira; o Procurador de Justiça José Maria da Silva Júnior; representantes das secretarias de Educação do Estado e do Município, professores e estudantes.

Vídeos premiados

Categoria ensino fundamental:

1º lugar: "Encontramos uma saída", da Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva;
2º lugar: "Jornal JB informando você", da Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva;
3º lugar: "Como o Ministério Público pode ajudar a sua comunidade", da Escola Estadual Vila União.

Categoria ensino médio:

1º lugar: "O que o Ministério Público pode fazer por você", do Centro de Ensino Médio de Taquaralto;
2º lugar: "Jornal do Ministério Público", do Colégio Estadual Dom Alano.