Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

MPE intervém e Cadeia Pública de Alvorada ganha reforço na segurança

Atualizado em 24/02/2012 18:00


Diante das constantes fugas de presos da Cadeia Pública de Alvorada, o Ministério Público Estadual (MPE), por meio do Promotor de Justiça Roberto Freitas Garcia, procedeu, nesta sexta, 24, à instalação de cercas elétricas a fim de evitar novas ocorrências e garantir mais segurança à população. De acordo com o Promotor, são comuns registros de fugas dos detentos, principalmente durante o banho de sol, quando se reúnem no pátio e se aproveitam da situação para escalar a muralha que separa a cadeia de uma escola pública da cidade.

As cercas elétricas do tipo "concertinas", utilizadas comumente em presídios, foram adquiridas de uma empresa especializada, com a aprovação da Secretaria Estadual de Justiça e de Direitos Humanos, pela quantia de R$ 2.420,00, valor arrecadado pela Promotoria de Justiça de Alvorada junto ao Juizado Especial Criminal, referente às multas (pena de prestação pecuniária) aplicadas aos autores de crimes de menor potencial ofensivo.

Em setembro de 2010, o MPE propôs Ação Civil Pública requerendo a interdição da Cadeia e outras melhorias como o reforço da segurança, mas o Estado do Tocantins recorreu da sentença, de modo que o prédio continua em funcionando, mesmo sem as condições necessárias. Para o Promotor de Justiça, o implemento das cercas elétricas especiais poderá dar maior tranquilidade à comunidade de Alvorada enquanto a Ação não for julgada em definitivo.