MPTO e parceiros discutem estratégias para ações de programa de qualificação profissional para mulheres vítimas de violência doméstica
Reunião realizada nesta sexta-feira, 20, no Núcleo Maria da Penha do Ministério Público do Tocantins (MPTO) buscou alinhar ações voltadas ao fortalecimento do empreendedorismo feminino para as mulheres atendidas pelo Projeto “Recomeçar é Preciso”. As atividades devem acontecer durante o mês de novembro, quando são celebrados os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.
O projeto busca oferecer capacitação e qualificação profissional a mulheres em situação de vulnerabilidade social, propiciando um novo recomeço às vítimas de violência doméstica.
Além do Núcleo Maria da Penha, participaram representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae TO), do Núcleo de Prevenção das Violências e Promoção da Saúde de Cultura de Paz (Nupav) e da Rede de Proteção à Mulher em Situação de Violência.
Segundo a coordenadora do Núcleo Maria da Penha, promotora de Justiça Renata Castro Rampanelli, por meio da parceria com o Sebrae, as mulheres atendidas pelo Núcleo serão acolhidas e passarão por uma transformação positiva em suas vidas. “As ações vão permitir a essas mulheres uma autodescoberta de comportamentos empreendedores. Também será trabalhado o protagonismo financeiro, promovendo a independência e o empoderamento feminino”, destacou.
Durante a reunião, também foi debatida a formulação de uma agenda de oficinas da “trilha Força Mulher”, criada pelo Sebrae Tocantins, que já foi implantado em 98 cidades tocantinenses, atendendo em cerca de 2 mil mulheres.
Além da coordenadora do Núcleo Maria da Penha e sua equipe técnica, participaram da reunião a coordenadora do Projeto “Força Mulher”, Luciana Pires Retes, e a Consultora do Sebrae Adriana de Almeida Silva Lima, além da coordenadora do Nupav, Leyssane Marta Ayres.