Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

Reunião do Fórum de Agrotóxicos apresenta panorama das ações desenvolvidas

Atualizado em 14/06/2019 00:00

O Fórum Tocantinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos realizou a 12ª reunião ordinária, na quinta-feira, 13, na sede do Ministério Público do Tocantins (MPTO), em Palmas. As comissões temáticas apresentaram um panorama das atividades desenvolvidas conforme o plano de trabalho.


Durante a reunião, foi discutida a necessidade de buscar novas fontes de recursos para a implementação de infraestrutura e certificação do Laboratório de Pesquisa em Química Ambiental e de Biocombustíveis (LAPEQ), a fim de prover suporte nas análises químicas.


Nas apresentações das comissões temáticas, foi abordada a questão da logística reversa para as embalagens de agrotóxicos e a implementação de um calendário de fiscalizações conjuntas. Foram apontadas estratégias desenvolvidas para instrução e orientação acerca do uso dos agrotóxicos.


Na ocasião, também foram mencionadas as ações desenvolvidas na área da saúde, por meio de fiscalizações sobre intoxicação com agrotóxicos e monitoramento da água para consumo humano. A comissão faz o acompanhamento das consequências do PL nº 6.299/2002, que libera o registro de novos agrotóxicos.


Reunião discutiu dados de contaminação da água por agrotóxicos

Reunião discutiu dados de contaminação da água por agrotóxicos


Outro assunto tratado foi a construção de um galpão único para armazenamento de embalagens de agrotóxicos, sendo explicado que algumas informações ainda precisam ser levantadas, tais como volume a ser armazenado e dimensionamento da obra, além da operacionalização da estrutura depois de construída.


O procurador de Justiça José Maria da Silva Júnior, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma), apontou que as discussões em torno de uma diversidade de temas têm avançado com a colaboração das instituições que compõem o fórum. “Isso fortalece a ação do fórum, que é promover essas discussões e fazer os encaminhamentos para que possa tomar as providências devidas”, afirmou José Maria. (Marcelo de Deus)

Acesso Rápido