Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

“Guia das abelhas Nativas do Tocantins” da ATOBio já está disponível para download

Atualizado em 15/10/2021 08:26

     A Associação Tocantinense dos Biólogos (ATOBio) parceiro do Fórum Tocantinense de Combate aos Agrotóxicos lançou último dia, 1 de setembro o “Guia de abelhas nativas do Tocantins”. O lançamento ocorreu de forma virtual pelo canal oficial da ATOBio no YouTube e o material já está disponível gratuitamente para download.


O Guia de Bolso ilustrado de abelhas nativas do Tocantins foi idealizado para facilitar o reconhecimento das espécies de abelhas nativas que ocorrem com frequência no estado e são pouco conhecidas.


Sobre as abelhas

As abelhas Sem Ferrão (ASF) são constituídas por cerca de 600 espécies no mundo e 250 conhecidas no Brasil. No guia, são apresentados 24 espécies de abelhas-sem-ferrão encontradas facilmente no Tocantins. São abelhas que possuem ferrão atrofiado, portanto, não é utilizado para se defender. Para sua defesa, usam diversas estratégias como mordiscadas, liberam resinas ou substâncias viscosas. As ASF não atacam, se defendem

O guia é voltado para equipes do campo, professores, criadores, órgãos de controle ambiental e a comunidade em geral.

O Fórum é um dos parceiros do projeto que conta também, com apoio financeiro do Conselho Regional de Biologia (BIO CRBio — 04) e o Grupo de pesquisa Biologia, Conservação e Manejo de abelhas (BeeTech). (Com informações da ATOBio)



Acesse aqui o material.



Acesso Rápido