Comunicação estratégica: integrantes do MPTO concluem curso de Media Training
O Ministério Público do Tocantins (MPTO) encerrou na última sexta-feira, 10, o curso de media training “Capacitando Porta-Vozes: quando falar é tão importante quanto agir”, que capacitou membros da instituição a atuar com maior confiança, clareza e estratégia perante a imprensa e a sociedade. O treinamento, que também foi realizado nas cidades de Araguaína e Palmas, visa fortalecer a imagem institucional e a transparência do trabalho do Ministério Público.
Conduzido pelo jornalista jurídico e media trainer João Camargo Neto, o curso abordou temas essenciais como postura, linguagem, e a construção de mensagens-chave para diferentes formatos de entrevista e veículos de comunicação. Os participantes receberam, ainda, orientações importantes sobre como se posicionar e comunicar de forma eficaz em momentos de crise.
João Camargo Neto enfatizou a alta credibilidade que o Ministério Público possui junto à sociedade e a responsabilidade que acompanha a manifestação pública de seus integrantes. “Comunicar o trabalho do Ministério Público de forma clara e objetiva é uma forma de garantir transparência, fortalecer o controle social e promover a confiança da população. Ao divulgar suas ações, o MPTO informa o público e empodera o cidadão, incentivando a participação ativa na defesa de seus direitos”, reforçou o jornalista.
Teoria e prática para o dia a dia
O treinamento não se limitou à teoria. Os membros do MPTO participaram de uma aula prática intensiva, com simulações de entrevistas que os colocaram "na pele" dos diferentes estilos e abordagens dos jornalistas. Essa experiência prática é fundamental para desenvolver a desenvoltura e a capacidade de reação rápida em situações reais de contato com a mídia.
A iniciativa foi amplamente elogiada pelos promotores de Justiça, que reconheceram a importância de se prepararem para representar a instituição em cenários diversos. "Foi um ótimo curso. É sempre muito bom ter novas ferramentas para melhorar a nossa comunicação internamente e externamente com a sociedade”, destacou a promotora de Justiça Luma Gomides de Souza, ressaltando o valor do aprimoramento contínuo na comunicação institucional.
Com o encerramento da capacitação, o MPTO reafirma seu compromisso com a excelência na comunicação, a transparência de suas ações e o fortalecimento de seu relacionamento com a sociedade tocantinense.