Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

Em Palmas, projeto Ponto a Ponto une gerações em celebração

Atualizado em 28/08/2024 15:21

Em um encontro realizado em Palmas nesta terça-feira, 27, estudantes da Escola Estadual Cívico-Militar Vila União e alunos da Universidade da Maturidade (UMA) celebraram o projeto "Ponto a Ponto: Costurando Respeito, Laços e Direitos no Tecido Familiar". Essa iniciativa do Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional - Escola Superior do Ministério Público (Cesaf-ESMP), visa criar laços de respeito e afeto. 


A programação do evento foi repleta de atividades. A Orquestra Sanfônica da escola encantou a todos com sua música, enquanto os adolescentes apresentaram uma dança. Jogos de bolinha de gude despertaram sorrisos e um circuito proporcionou uma experiência, permitindo que os jovens compreendessem as limitações da idade. Para encerrar o dia, um bingo promoveu a união entre os participantes. 


Em um ambiente de aprendizado mútuo, as duplas formadas por idosos e adolescentes em encontros anteriores uniram forças para planejar suas redações sobre o tema "Respeito à pessoa idosa". A perspectiva da premiação e a oportunidade de participarem de um documentário sobre o projeto serviram como um estímulo extra para a criatividade e o entusiasmo dos participantes.


A acadêmica da UMA Margarida Célia de Souza Correia, 68 anos, compartilhou como o projeto Ponto a Ponto fortalece os laços entre gerações: "Eu e Jasmim foi amor à primeira vista. Ela era a flor que faltava no meu jardim". Margarida e Jasmim pretendem cultivar essa amizade e continuar se encontrando. 


Um futuro com respeito e carinho 


O projeto Ponto a Ponto vai além de um conjunto de atividades; ele representa um caminho para um futuro onde a consideração e o afeto entre gerações sejam uma realidade. A diretora do Cesaf-ESMP, procuradora de Justiça Vera Nilva Álvares Rocha Lira, expressou sua satisfação ao ver o projeto em ação: "Ver a interação entre gerações nos inspira. O respeito e carinho vivenciado aqui mudam a vida de todos". 


Sobre o Projeto Ponto a Ponto


O projeto Ponto a Ponto é uma iniciativa do MPTO, por meio do Cesaf-ESMP, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Universidade da Maturidade (UMA). Alunos do ensino fundamental de Palmas e Araguaína e acadêmicos da UMA participam de atividades que estimulam a troca de conhecimento entre gerações.


A culminância do Projeto Ponto a Ponto, edição 2024, acontecerá em 1º de outubro, com uma cerimônia de premiação para a dupla que produzir a melhor redação, além da exibição do documentário produzido pelo Cesaf-ESMP.


(Texto: Shara Alves de Oliveira/ Cesaf-ESMP)