CENTRO DE ESTUDOS E APERFEIÇOAMENTO FUNCIONAL - ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO - CESAF/ESMP
calendar_month
05/06/2024

Consolidado, Prêmio Cesaf-Escola chega a sua 4ª edição

Pontos-chave:

  • Prêmio Cesaf-Escola
  • Ministério Público
  • Integridade institucional
  • Resolutividade
  • Garantia de direitos


Com o tema “Ministério Público Justo: integridade institucional, resolutividade e garantia de direitos”, o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional - Escola Superior do Ministério Público (Cesaf/ESMP) realiza o Prêmio Cesaf-Escola 2024 e convida os promotores de Justiça a inscreverem suas iniciativas.


As inscrições, exclusivamente online, estão abertas até o dia 28 de junho e podem ser realizadas por meio deste link.


O prêmio busca selecionar trabalhos realizados nas Promotorias de Justiça entre 2 de janeiro de 2023 e 28 de junho de 2024, abrangendo tanto projetos extrajudiciais quanto jurisdicionais.


Premiação 


O primeiro colocado receberá a produção de um documentário sobre o trabalho premiado, além de um notebook. Já o segundo colocado será contemplado com um notebook. A solenidade de premiação está prevista para o dia 29 de novembro, durante as comemorações do Dia Estadual do Ministério Público do Tocantins.


Iniciativas premiadas


O Prêmio Cesaf-Escola, desde sua criação, tem sido um espaço de reconhecimento de iniciativas excepcionais que demonstram o compromisso do Ministério Público do Tocantins com a justiça, a resolutividade e a garantia de direitos. Cada edição apresentou trabalhos marcantes, que merecem ser revisitados e celebrados.


Edição 2018: um marco na saúde infantil


Na edição do prêmio de 2018, o projeto "A implementação de UTI Pediátrica: o Ministério Público e o Fundo da Infância e Adolescência (FIA) salvando vidas" se destacou. Idealizado pelos promotores de Justiça Araína Cesárea e Sidney Fiore, o projeto representou um marco na luta pela saúde da criança e do adolescente no estado.


Edição 2019: moradia digna para todos


Em 2019, foi a vez do projeto "Efetivação do Direito Fundamental à Moradia Digna em Guaraí" brilhar. De autoria do promotor de Justiça Argemiro Ferreira, o projeto evidenciou o compromisso do Ministério Público com a garantia de um lar digno para os cidadãos.


Edição 2023: protegendo o meio ambiente


No ano passado, o trabalho premiado foi do promotor de Justiça Francisco Brandes. Através de sua atuação na Promotoria de Justiça Regional Ambiental do Araguaia, o projeto vencedor reforçou a importância da proteção ambiental para o futuro do nosso planeta.


Edital


O edital pode ser consultado aqui.


(Texto: Shara Alves de Oliveira/Cesaf-ESMP)