MPTO participa de operação na UHE Lajeado
O técnico do Centro de Apoio Operacional de Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente (Caoma), do Ministério Público do Tocantins, Marcio Augusto Silva, especializado em segurança de barragens, participou na última terça, 16, e nesta quarta-feira, 17, de um exercício na Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães (UHE Lajeado).
O objetivo da operação é contribuir e cooperar para o planejamento de situações de rompimento de barragem e de calamidades públicas. A atividade é realizada pela Força de Apoio à Defesa Civil do Comando Militar do Planalto e órgãos da segurança pública do Estado.
Para o treinamento, há a simulação (cenário fictício) do rompimento da barragem, com decretação de situação de emergência. Após o “incidente”, são imediatamente acionados o Plano de Segurança da Investco – empresa responsável pela usina – e o sistema de Defesa Civil do Estado do Tocantins.
O sistema de alerta com sirenes será acionado nesta quarta. São dez torres equipadas com sinais sonoros, instaladas em dez quilômetros, que servem para “avisar” a população sobre eventuais riscos.
Por meio deste exercício, serão exploradas algumas situações como evacuação de feridos, salvamento de pessoas, acolhimento de desalojados, destruição de pontes, recebimento de donativos, apoio de saúde e transporte de materiais.
Após a simulação, cada instituição participante deve apresentar aspectos positivos e oportunidades de melhoria na atuação das autoridades durante situações de risco.