Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

Controle Social do Fundeb foi tema de palestra ministrada por Promotor de Justiça a universitários

Atualizado em 11/05/2018 11:21

Denise Soares


O Promotor de Justiça Sidney Fiori Júnior foi um dos oito convidados a ministrar palestra, nesta quinta-feira, 10, durante a VIII Semana Acadêmica da Faculdade Serra do Carmo, que nesta edição, abordou a temática “A crise ética na sociedade e o papel da academia na construção da cidadania”. Além do Promotor, que representou o Ministério Público Estadual (MPE), outros seis representantes de instituições ligadas ao sistema de Justiça fizeram exposições. Controle Social do Fundeb foi o assunto abordado por Sidney Fiori Júnior.


Por duas horas, o Promotor de Justiça falou e respondeu a questionamentos de estudantes de direito e ciências contábeis acerca do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) e a importância da fiscalização desses recursos por parte da sociedade.


Fiori, que tem vasta experiência na área da Infância e Juventude, citou exemplos de casos de municípios tocantinenses que fizeram mau uso do dinheiro destinado, exclusivamente, à educação e traçou um paralelo sobre como deve ser a atuação dos conselhos de educação. “Os conselhos têm papel fundamental no controle do patrimônio público, pois possuem um poder que muitas vezes desconhecem”, disse o promotor, ressaltando que esse controle também deve ser feito por parte do cidadão comum, mesmo que não esteja vinculado a organizações ou entidades.


Ao fim do encontro, Fiori agradeceu a oportunidade de interagir com o meio acadêmico, pois segundo ele, eventos dessa natureza, que tratam de temas extracurriculares importantes para a sociedade, expandem a visão dos estudantes, possibilitando-lhes estabelecer conexão da realidade social com os conteúdos estudados.




Acesso Rápido