Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal, atalho ctrl shift 1. Acessar formulário de pesquisa, atalho ctrl shift 2. Acessar menu, atalho ctrl shift 3. Acessar mapa do site, atalho ctrl shift 4. Para voltar ao menu de acessibilidade tecle ctrl shift 0.
Acessibilidade Alto contraste
+
Tamanho de texto

Ctrl/Cmd + para aumentar

Ctrl/Cmd - para diminuir

Ctrl/cmd 0 para voltar ao padrão

Ministério Público do Estado do Tocantins

Destaque

Controle Social do Fundeb foi tema de palestra ministrada por Promotor de Justiça a universitários

Denise Soares


O Promotor de Justiça Sidney Fiori Júnior foi um dos oito convidados a ministrar palestra, nesta quinta-feira, 10, durante a VIII Semana Acadêmica da Faculdade Serra do Carmo, que nesta edição, abordou a temática “A crise ética na sociedade e o papel da academia na construção da cidadania”. Além do Promotor, que representou o Ministério Público Estadual (MPE), outros seis representantes de instituições ligadas ao sistema de Justiça fizeram exposições. Controle Social do Fundeb foi o assunto abordado por Sidney Fiori Júnior.


Por duas horas, o Promotor de Justiça falou e respondeu a questionamentos de estudantes de direito e ciências contábeis acerca do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) e a importância da fiscalização desses recursos por parte da sociedade.


Fiori, que tem vasta experiência na área da Infância e Juventude, citou exemplos de casos de municípios tocantinenses que fizeram mau uso do dinheiro destinado, exclusivamente, à educação e traçou um paralelo sobre como deve ser a atuação dos conselhos de educação. “Os conselhos têm papel fundamental no controle do patrimônio público, pois possuem um poder que muitas vezes desconhecem”, disse o promotor, ressaltando que esse controle também deve ser feito por parte do cidadão comum, mesmo que não esteja vinculado a organizações ou entidades.


Ao fim do encontro, Fiori agradeceu a oportunidade de interagir com o meio acadêmico, pois segundo ele, eventos dessa natureza, que tratam de temas extracurriculares importantes para a sociedade, expandem a visão dos estudantes, possibilitando-lhes estabelecer conexão da realidade social com os conteúdos estudados.




Publicado em