Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal, atalho ctrl shift 1. Acessar formulário de pesquisa, atalho ctrl shift 2. Acessar menu, atalho ctrl shift 3. Acessar mapa do site, atalho ctrl shift 4. Para voltar ao menu de acessibilidade tecle ctrl shift 0.
Acessibilidade Alto contraste
+
Tamanho de texto

Ctrl/Cmd + para aumentar

Ctrl/Cmd - para diminuir

Ctrl/cmd 0 para voltar ao padrão

Ministério Público do Estado do Tocantins

Atuação das Promotorias

MPE e Naturatins vistoriam empreendimentos no rio Azuis

Daianne Fernandes


Após denúncias de possíveis danos ambientais nas áreas de preservação ambiental dos rios Azuis e Sobrado, o Ministério Público Estadual (MPE) e uma equipe do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) vistoriaram todos os empreendimentos instalados no local.


Segundo o Promotor de Justiça Anton Klaus Matheus Morais, foi possível observar danos graves ao meio ambiente local, como ausência de mata ciliar, além de construções e expansão de estruturas em locais proibidos pela legislação. A maioria delas decorre de atividades exercidas por bares, restaurantes e pousadas existentes na região.


Uma série de outros problemas graves que comprometem o rio Azuis e suas encostas preocupou a equipe, tais como a movimentação de carros e caminhões em cima da nascente do rio Azuis, lixo em local inapropriado e a ausência de mata nativa na parte comercial, decorrente da degradação progressiva do local, entre outros.


Além do Promotor, participaram da vistoria os fiscais ambientais Marcelo Muratori e Adriane Cunha e o inspetor de Recursos Naturais Salomão de Paiva. Após a conclusão do relatório, serão tomadas as medidas cabíveis para a resolução dos problemas, além dos atos administrativos pertinentes.


Rio Azuis

O rio está situado às margens da rodovia TO-110, bem próximo ao limite intermunicipal entre Aurora do Tocantins e Taguatinga. Com uma extensão de apenas 143 metros, o Azuis é considerado o menor rio do Brasil e da América Latina e o terceiro menor rio do mundo. É um ponto turístico muito frequentado no Tocantins, não só pela curiosa extensão, mas também pela sua beleza.


Publicado em