Prêmio Ministério Público de Jornalismo valoriza imprensa tocantinense
O Prêmio Ministério Público de Jornalismo nasceu com o propósito de valorizar e estimular as produções jornalísticas que trazem como temática a defesa da cidadania. Ao longo dos últimos quatro anos, a premiação consolidou-se como uma referência para os profissionais da imprensa.
Mais de 150 trabalhos jornalísticos foram analisados nas quatro edições do prêmio, divididos nas categorias Jornalismo Impresso, Radiojornalismo, Telejornalismo, Webjornalismo e Fotojornalismo.
Como forma de valorizar as iniciativas, o Ministério Público do Tocantins destinou R$ 84 mil para as premiações, além de troféu aos três melhores trabalhos de cada categoria.
As reportagens analisadas fazem referência à atuação do MPTO em favor dos interesses sociais e individuais indisponíveis, temática que inclui as atividades nas áreas: criminal, patrimônio público, saúde, infância e juventude, educação, meio ambiente e urbanismo, combate ao crime organizado, combate à violência doméstica e familiar, direitos humanos e direitos do idoso, da pessoa com deficiência e do consumidor.
Os trabalhos inscritos são avaliados por uma comissão julgadora que preza pela qualificação e isenção, composta por membros do Ministério Público do Tocantins e por jornalistas com efetiva experiência e sem vínculos com o mercado de trabalho tocantinense.