MPTO investe em tecnologia e usa inteligência artificial para produzir mais e atender melhor o cidadão
O Ministério Público do Tocantins (MPTO) prioriza a inovação para impulsionar suas atividades e garantir mais agilidade na defesa dos direitos do cidadão. Nesta segunda-feira, 24, o MPTO iniciou o uso de Inteligência Artificial para transcrição de áudios e vídeos de audiências. A integração da IA de transcrição no sistema Athenas - plataforma que abrande todo o funcionamento virtual da instituição - busca acelerar o processo de instrução processual ao transformar rapidamente horas de depoimentos e audiências em textos.
O lançamento dessa funcionalidade representa um investimento e esforço em tecnologia pela Procuradoria-Geral de Justiça, que tem investido para otimizar o trabalho de membros e servidores. “Estamos buscando usar a tecnologia a nosso favor, sempre com foco no cidadão. A automação de atividades, como a de transcrição de audiências, garante mais celeridade ao trabalho do Ministério Público e consequentemente uma resposta mais rápida às pessoas que buscam por justiça”, afirma o procurador-geral de Justiça do MPTO, Abel Andrade Leal Júnior.
O projeto-piloto rodará na 26ª Promotoria de Justiça da Capital, com expansão gradual para as demais Promotorias. A tecnologia é fruto de cooperação técnica com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), que cedeu o Sistema Jarvis, dentre outras soluções.
O procurador-geral de Justiça, Abel Andrade Leal Júnior, ainda destaca que a instituição está olhando para o futuro: “estamos investindo em ferramentas que não apenas economizam tempo, mas aprimoram a qualidade do nosso trabalho. A chegada da solução é a prova de que este é um novo momento de forte investimento em tecnologia e inovação".
Com o projeto, ganha-se em agilidade e precisão, uma vez que a IA no Athenas auxiliará nas transcrições, colaborando com rotinas que antes eram manuais, repetitivas e demoradas, permitindo que a equipe se concentre em tarefas de maior complexidade e estratégicas.
Ritmo acelerado de inovação
A IA de transcrição no Athenas é apenas o primeiro passo de uma série de transformações que o MPTO está implementando. Nos próximos meses, a instituição seguirá avançando em inovação e uso de inteligência artificial, com o intuito de aprimorar diversos fluxos de trabalho.
Estão previstos novos lançamentos, como:
Violência doméstica automatizada: encaminhamento ao CNMP dos dados de processos de violência doméstica, auxiliando na atividade das promotorias
Timeline dos processos extrajudiciais: uma visualização automatizada e intuitiva da linha do tempo dos procedimentos, facilitando o acompanhamento e a tomada de decisão;
Automatização da comunicação de diligências: uso de IA para gerenciar e otimizar a comunicação e o acompanhamento de diligências, garantindo que os prazos sejam cumpridos com maior rigor e agilidade;
Outras Soluções de IA: Diversas outras ferramentas de automação e análise de dados estão sendo desenvolvidas para serem incorporadas ao Sistema Athenas e demais plataformas.