calendar_month
05/02/2025

MPTO propõe curso de qualificação para o atendimento a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência

Representantes de instituições estaduais que formam o Sistema de Garantia de Direitos (SGD) das crianças e adolescentes reuniram-se nesta quarta-feira, 5, para articular a oferta da capacitação “Conexão SGD”. O objetivo é preparar profissionais de diversas áreas para atender adequadamente as crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, promovendo a “escuta especializada” ou realizando os encaminhamentos de cada caso da forma correta.

A intenção é envolver profissionais de áreas, como educação, saúde, assistência social, segurança e do sistema de justiça, incluindo os servidores das redes municipais. Para tanto, a ideia é oferecer um curso online. A carga horária proposta foi de 36 horas/aula, divididas em seis módulos.

A iniciativa da oferta do curso foi do Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (Caopije).

Na reunião desta quarta-feira, o coordenador do Caopije, Promotor de Justiça Sidney Fiore Júnior, apresentou uma proposta de grade curricular do curso, que será analisada e debatida pelos participantes. A intenção é que os módulos sejam ministrados por diferentes profissionais do Sistema de Garantia de Direitos.