MPTO participa de discussões sobre implantação de Disk Maus-Tratos no Tocantins
O Ministério Público do Tocantins (MPTO) participou, na manhã desta sexta, 10, na sede da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), de reunião técnica para discutir os detalhes da implantação do Disk Maus-Tratos. A ação é uma iniciativa do Comitê Estadual de Proteção e Defesa dos Animais do Tocantins – Comitê Pró-Animais e pretende atender animais domésticos, de laboratório e do agro em situação de vulnerabilidade ou sofrendo maus-tratos, como abandono, negligência, agressão física e exploração.
Participaram da reunião o Promotor de Justiça Fábio Lang, representando o Procurador-Geral de Justiça, Abel Andrade Leal, e as analistas ministeriais Maria Isabel Miranda e Ana Flávia Dourado. Também estiveram presentes representantes do poder público estadual e municipal, de ONGs, da área da segurança pública e do Legislativo; protetores independentes, entre outras entidades que integram o comitê.
Atuação
Durante as discussões, o Promotor de Justiça Fábio Lang reforçou a atuação do MPTO na causa animal por meio de ações e iniciativas voltadas à proteção e defesa dos direitos dos animais.
Ele acrescentou que “a composição de uma equipe multidisciplinar capacitada no atendimento inicial e demais fases do serviço é fundamental para agilizar a investigação, fiscalização e punição de casos de maus-tratos”.
Uma rede de colaboração entre as instituições, ONGs e protetores independentes; a realização de campanhas de divulgação e de conscientização também é fundamental para garantir a eficácia do serviço.
Funcionamento
A secretária-executiva do Comitê Pró-Animais, Meriele Oliveira, apresentou um fluxograma detalhando o funcionamento do Disk e coletou sugestões dos participantes. A expectativa é que o serviço entre em funcionamento no primeiro semestre de 2025.
Notícias Relacionadas
MPTO instaura procedimentos para apurar qualidade da água fornecida em Palmas
Ministério Público firma acordo com proprietários rurais para recompor área correspondente a 1.000 campos de futebol
Maior seca na história do Brasil aumenta o desafio do Ministério Público de proteger o Cerrado tocantinense
Ministério Público Estadual e Federal discutem ações conjuntas para combater desmatamento no Tocantins
Com rios em situação crítica, MPTO requer a suspensão de outorgas de captação de água da bacia do Rio Formoso durante a estiagem
Ministério Público pede suspensão imediata de obras em área de preservação ambiental em Novo Acordo