Acordo proposto pelo MPTO garante o funcionamento experimental de linha de coletivo ligando Buritirana a Palmas
Um acordo assinado entre Ministério Público do Tocantins (MPTO) e Agência de Transporte Coletivo do Palmas (ATCP) garantiu o funcionamento, em caráter experimental, de uma linha de transporte coletivo, que ligará o distrito de Buritirana à cidade de Palmas, com circulação aos domingos.
A linha estará em operação durante o mês de março de 2025 para que seja avaliado se existe demanda suficiente de passageiros para torná-la permanente.
Condições para permanência
Durante o mês de funcionamento experimental, será avaliado se, pelo menos, um terço dos 44 assentos do ônibus estão circulando ocupados. Essa é a condição para que a linha seja considerada viável e se torne permanente.
Dia de funcionamento
A linha funcionará aos domingos por ser o dia em que os moradores do distrito costumavam se deslocar para Palmas, a fim de vender seus produtos na feira. O coletivo sairá do distrito de Buritirana pela manhã e retornará no início da tarde.
O acordo para o funcionamento da linha foi proposto pela Promotora de Justiça Kátia Chaves Gallieta, que atua na área de urbanismo em Palmas. O documento foi assinado pelo presidente da ATCP, Eliezer Moreira Barros, e pelo morador do distrito de Buritirana Thiago Marasca Moura, que se comprometeu a ajudar a divulgar o funcionamento da linha na comunidade.
Público-alvo
A linha de transporte coletivo tem como público-alvo os moradores de Buritirana e dos diversos povoados circunvizinhos, entre os quais os projetos de assentamento Veredão, Entre Rios, Sítio, Terra Boa, Piabanha e Macaquinho.
Funcionamento em período anterior
A linha de ônibus número 650 já funcionou anteriormente, mas foi desativada há nove anos, porque o município considerou que não existia demanda suficiente de passageiros. Ela foi retomada recentemente em setembro deste ano, mas não houve a divulgação do seu funcionamento em razão das vedações do período eleitoral.
Notícias Relacionadas

MPTO coordena vistoria no Centro Empresarial Wilson Vaz, em Palmas, e delibera providências para apurar irregularidades

Moradores de quadras da região norte da capital reivindicam infraestrutura em audiência no MPTO

MPTO busca soluções urgentes para falhas identificadas no sistema de segurança contra incêndio do Hospital Dona Regina