MPTO obtém condenação de réu por feminicídio e ocultação de cadáver em Gurupi
A Justiça acatou os argumentos do Ministério Público e condenou Manoel Pereira da Silva a 17 anos, sete meses e 15 dias de prisão, além de três meses de detenção, em regime inicialmente fechado. O julgamento aconteceu nesta sexta-feira, 8, em Gurupi.
A acusação, conduzida na sessão do Tribunal do Júri pelo promotor de Justiça Rafael Alamy, sustentou que Manoel matou sua companheira entre a terceira semana de janeiro e o início de fevereiro de 2017, e ocultou o corpo além de se passar por ela em redes sociais e telefone, para atrapalhar as investigações.
O Conselho de Sentença acolheu as teses do MPTO e condenou Manoel pelos crimes de feminicídio, ocultação de cadáver e fraude processual. A pena mais gravosa, de 16 anos, 7 meses e 15 dias de reclusão, foi aplicada pelo feminicídio. O crime foi qualificado pelo uso de recurso que impossibilitou a defesa da vítima, que estava em situação de inferioridade numérica. O crime foi praticado com auxílio de outra pessoa, adolescente na época dos fatos.
O júri também reconheceu que Manoel ocultou o corpo da mulher e praticou fraude processual, enganando familiares e amigos, levando-os a acreditar que a vítima estava viva e em outra cidade, por meio de mensagens de texto enviadas do celular dela. Por essa razão, foi apenado com a pena de três meses de detenção.
Como o réu está foragido, a Justiça expediu mandado de prisão e determinou o pagamento de R$ 100 mil de indenização por danos morais aos familiares da vítima.
Notícias Relacionadas
A pedido do MPTO, Energisa é condenada a pagar R$ 50 mil por incêndio que afetou área equivalente a 260 campos de futebol em Crixás do Tocantins
MPTO denuncia 11 participantes de organização criminosa no Bico do Papagaio
MPTO participa de cerimônia de implantação de sistema que visa modernizar execução penal e otimizar recursos com uso de tecnologia
Ministério Público intensifica combate à corrupção e ao crime organizado no Tocantins em 2024
Justiça condena acusados por latrocínio em Porto Nacional após atuação do Ministério Público
Gaeco do MPTO prende ex-governador Mauro Carlesse por suspeita de plano de fuga internacional