MPTO participa de evento do programa EducaTO e reforça compromisso com a educação no Tocantins
Pontos-chaves
- MPTO reforça compromisso com a educação e colaboração com as demais instituições
- O evento abordou a educação como direito humano.
- Participantes discutiram práticas pedagógicas
- A RCT é um programa de formação continuada para profissionais da educação pública municipal
A relevância da educação como ferramenta fundamental para o desenvolvimento do Estado foi enfatizada pelo promotor de Justiça André Ricardo Fonseca de Carvalho, na última quinta e sexta-feira, dias 9 e 10 de maio, ao representar o Ministério Público do Tocantins na abertura do encontro presencial do Módulo I do Programa EducaTO, em Palmas.
Carvalho também ressalltou a importância da parceria entre o MPTO e as demais instituições envolvidas no programa. "O MPTO está à disposição para colaborar com a educação no Tocantins seja na defesa dos direitos dos estudantes ou na busca de soluções para os desafios que afetam a área, além de ações preventivas contra a evasão escolar ou a violência nas escolas", afirmou.
O EducaTO é um programa de formação continuada voltado para profissionais da educação que atuam na rede pública. O objetivo principal é fortalecer as práticas pedagógicas e a gestão do processo pedagógico, além de promover a discussão sobre temas como a educação como direito humano, avaliação para garantia da aprendizagem, enfrentamento das desigualdades e respeito à diversidade.
Sobre o evento
Realizado pela União dos Dirigentes Municipais de Educação do Tocantins (Undime/TO), em parceria com a Rede Colaboração Tocantins (RCT), o encontro reuniu supervisores municipais, orientadores de estudos e outros profissionais da área educacional.
A coordenadora do EducaTO e servidora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (Caopije), Elaine Aires Nunes, também esteve presente na abertura do evento e apresentou os Projetos: Alfabeto, Direito e Gesto. Além disso, atuou como uma das formadoras da oficina de orientações para a condução do Programa EducaTO no Município.
O MPTO também sediou parte da programação do evento, com oficinas ministradas na sede em Palmas, pela coordenadora pedagógica do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Escola Superior do Ministério Público (Cesaf/ESMP), Cleivane Peres dos Reis, e pela Analista ministerial Sílvia Maria Albuquerque Soares, voltadas para a formação da equipe multiprofissional e dos agentes da rede de proteção em todas as regionais de educação no Tocantins.
(texto: Daianne Fernandes - Ascom MPTO)