Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

Promotora de Justiça aborda atuação do Núcleo Maria da Penha em evento da Secretaria Estadual de Educação

Atualizado em 06/03/2024 17:54

Nesta quarta-feira,06, a promotora de Justiça e coordenadora do Núcleo Maria da Penha, promotora de Justiça Munique Teixeira Vaz, participou da mesa-redonda on-line que integrou a programação da Semana Estadual Maria da Penha nas Escolas, promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).


Em sua fala, a promotora de Justiça abordou o trabalho do Núcleo Maria da Penha, citando o Projeto Anjos da Guarda, que vem sendo desenvolvido em escolas da rede pública, com o objetivo de levar informações sobre os mecanismos de proteção à mulher trazidos pela Lei Maria da Penha.


A coordenadora esclareceu que o projeto teve início em 2019, e é destinado a alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, onde são feitas palestras e ações de apoio, a fim de que esses estudantes possam compreender o que é a violência doméstica, para em seguida repassar esses conhecimentos aos seus familiares, a fim de evitar um possível ciclo agressão.


De acordo com a promotora de Justiça Munique Teixeira Vaz, até o momento o projeto já realizou visitas em mais de 50 escolas, possibilitando momentos de fala dos alunos sobre o tema. Ela declarou que essa aproximação com os alunos tem aumentado a procura por atendimentos no MPTO.


O diálogo contou ainda com a participação da professora da Seduc Virgínia Teresinha de Moura, da secretária estadual da Mulher, Berenice de Fátima Barbosa Castro Freitas; da analista do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ-TO) Mayana Araújo Cunha Tomain, e da major da Polícia Militar do Tocantins (PM-TO) Flávia Roberta Pereira de Oliveira.


(Erlene Miranda - Ascom MPTO)