Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

MPTO realiza concurso como ação estruturante e avalia que provas foram aplicadas com tranquilidade

Atualizado em 04/03/2024 17:56

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) realizou, no domingo, 3, concurso público para o seu quadro de servidores, para cargos de nível superior e médio, como parte do plano de ações estruturantes. A meta é reforçar o quadro de pessoal para enfrentar o crescimento elevado na demanda de processos sob a responsabilidade do MPTO, preparando a instituição para o futuro.


As provas do concurso foram aplicadas na cidade de Palmas, em 12 locais diferentes, entre escolas e faculdades. A Comissão do Concurso acompanhou a realização do certame e avaliou que os trabalhos aconteceram com tranquilidade.


No período da manhã, foram aplicadas as provas para os cargos de nível superior. À tarde, as provas de nível médio. O certame é conduzido pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), a mesma banca que organizou o concurso para membros do MPTO, realizado ao longo de 2022, em seis etapas.


Gabarito e recursos

Conforme o cronograma, o Cebraspe disponibilizará na terça-feira, 5, a partir das 19h, o acesso à consulta individual dos gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas e o padrão preliminar de respostas da prova discursiva.


O prazo para interposição de recursos quanto às questões e gabaritos preliminares se inicia às 10 horas de quarta-feira, 6, e se encerra às 18 horas de quinta-feira, 7, conforme o edital do concurso.


Todas as informações sobre o certame poderão ser acessadas no endereço eletrônico https://www.cebraspe.org.br/concursos/MP_TO_24_SERVIDOR.


O concurso

O concurso oferece 54 vagas para nível superior e médio, mais cadastro de reserva. O cargo com a maior quantidade de inscritos é o de Assistente Administrativo, de nível médio, com 9.705 concorrentes (incluindo os da ampla concorrência e os que se inscreveram para as vagas reservadas a candidatos negros e a pessoas com deficiência). O segundo maior quantitativo de inscritos é para a área de Pedagogia (1.057 inscritos), seguido da área de Psicologia (500 inscritos).


O crescimento na demanda de trabalho

Conforme levantamento, os processos judiciais em movimentação sob a responsabilidade do MPTO cresceram de forma significativa nos últimos anos, saindo de 344.771 em 2020 para 408.203 em 2023. 


A avaliação é de que essa ampliação na carga de trabalho repercute em toda a instituição, inclusive sobre o pessoal da área administrativa, já que também foi registrado aumento na demanda por atividades relativas a compras, contratações de serviços, suporte em tecnologia da informação, emissão de pareceres e notas técnicas, dentre outros, o que tornou necessária a realização do concurso.